Dicas - 30/10/2019
Vantagens do alinhamento de caminhão
Diferente do que muitos motoristas podem imaginar, o alinhamento de caminhão não serve apenas para manter a direção em linha reta. Ele também é responsável por gerar economia, melhorar a performance na estrada e aumentar a lucratividade dos caminhoneiros.
Diferentemente do que muitos motoristas podem imaginar, o alinhamento de caminhão não serve apenas para manter a direção em linha reta. Ele também é responsável por gerar economia, melhorar a performance na estrada e aumentar a lucratividade dos caminhoneiros.

Quer saber mais sobre o alinhamento de caminhão? Então continue lendo.
 

Aumenta a segurança nas viagens

Os freios e a suspensão — fundamentais para curvas seguras e frenagens — são muito afetados pelo desalinhamento, já que o caminhão pode não responder corretamente aos comandos do estradeiro em uma situação perigosa.

O alinhamento, no entanto, faz com que os componentes de um veículo trabalhem dentro dos padrões de fabricação. Isso significa menos sobrecarga nas peças e, consequentemente, menor probabilidade de problemas mecânicos na estrada.

Desse modo, podemos afirmar que o alinhamento permite uma viagem mais segura, pois mantém o veículo na direção escolhida pelo condutor e impede as derrapagens por falta de aderência dos pneus ao solo.
 

Reduz o gasto do combustível

O desalinhamento — ainda que pequeno — exerce força em sentido diverso ao da marcha, forçando o motor e aumentando os gastos com combustível. O alinhamento, em contrapartida, elimina a resistência provocada pelas rodas desalinhadas e, portanto, economiza combustível.


Conserva os pneus

Ao rodarem desalinhados, os pneus são arrastados para a direção contrária à de sua rodagem natural, o que aumenta o atrito entre eles e os leva a sofrer um desgaste prematuro.

Além disso, diferenças de angulação levam a banda de rodagem a um desbastamento irregular. Isso deteriora os pneus com agressividade, deixando à mostra a desigualdade entre área do pneu que mais tem contato com o solo e a menor.

No entanto, todos esses problemas podem ser evitados com o alinhamento, pois a prática garante a eficiência e, naturalmente, a maior durabilidade dos pneus.
 

Prolonga a vida útil das peças mecânicas

Quando as rodas giram nos ângulos determinados pelos fabricantes, diminui o esforço sobre os eixos, rolamentos, freios, caixa de câmbio, motor, transmissão e suspensão.
Assim, podemos dizer que o alinhamento previne o superaquecimento do motor e contribui para a conservação de toda a mecânica do veículo, preservando a vida útil das peças do seu caminhão.

Eleva a performance do pesado

Por reduzir o número de visitas à oficina, seja para troca de peças deterioradas ou para consertos de falhas mecânicas, o alinhamento proporciona uma maior disponibilidade do caminhão. Também minimiza o risco de acidentes, garantindo pontualidade nas entregas e maior segurança nas viagens.
 

Deixa a condução mais confortável

Um veículo alinhado transita sem trepidações e sem que o motorista precise corrigir a direção constantemente. Desse modo, o esforço para dirigir é menor, a condução se torna mais confortável e o cansaço do piloto é reduzido, melhorando sua produtividade na estrada.

Como vimos, o alinhamento é bastante benéfico para os estradeiros. Ao manter as angulações dentro dos padrões predeterminados pelas montadoras, o motorista elimina o excesso de atrito dos pneus, mantém os componentes mecânicos devidamente encaixados e equilibra o centro de gravidade do caminhão.

Gostou de saber como o alinhamento de caminhão influencia no desempenho do veículo? Conheça nossa linha de produtos feita especialmente para o seu veículo.