Dicas - 16/09/2019
Escolha as melhores peças para o seu caminhão
Realizar a manutenção de caminhão é uma prática essencial para todo caminhoneiro. No entanto, é preciso bastante cautela para escolher as melhores peças para o seu caminhão, a fim de não levar prejuízos ou gastar mais que o necessário. Saiba mais neste artigo.
Realizar a manutenção de caminhão é uma prática essencial para todo caminhoneiro. No entanto, é preciso bastante cautela para escolher as melhores peças para o seu caminhão, a fim de não levar prejuízos ou gastar mais que o necessário.

Em alguns casos, a manutenção corretiva – aquela realizada após um acidente – é a responsável por gastos maiores, devido a sua emergência. Além disso, o trabalho costuma ser um pouco mais pesado para corrigir todos os defeitos.

Ainda assim, as melhores peças para o seu caminhão são indispensáveis. É preciso analisar pontos cruciais na hora de comprar as peças para caminhão. Esses itens irão influenciar diretamente na segurança e desempenho do veículo.

Em uma manutenção preditiva ou preventiva, haverá um tempo maior para a compra das peças. Este tipo de manutenção tem como objetivo prevenir possíveis problemas no seu caminhão, principalmente ao pegar a estrada.

Peças ruins podem causar:
  • Riscos de acidentes nas estradas;
  • Problemas que irão gerar atrasos em entregas;
  • Gasto maior em próximas manutenções;
  • Falhas mecânicas em momentos inoportunos.
Um caminhão é como uma parte do corpo do caminhoneiro. Sua segurança e a das outras pessoas são essenciais nas rodovias. Sendo assim, as melhores peças para o seu caminhão devem ser consideradas em conformidade com o custo-benefício.
Além disso, as peças ideais favorecem:
  • O desempenho do veículo;
  • A economia com gastos de combustível;
  • Maior segurança na hora de pegar a estrada.
 

Análise das melhores peças para o seu caminhão

Apontaremos agora alguns pontos fundamentais para realizar a escolhas das melhores peças para o seu caminhão. Vamos conferir?
 

Dê preferência para peças originais da sua fabricante

Há apenas uma maneira de ter certeza da procedência de uma peça que garanta um bom funcionamento do veículo. E é justamente optando por peças originais.

Além disso, as peças paralelas podem ser prejudiciais ao veículo, fazendo com que outras originais até mesmo percam a sua garantia.  As paralelas, apesar de em muitos casos terem o preço inferior, são feitas de materiais também inferiores e fabricação diferente.

Assim, as peças paralelas não agregam valor a marca original. Você também deve considerar a duração das peças originais x paralelas. Em muitos casos a economia com uma peça paralela, não se compara com o custo benefício da original.
 

Considere o desgaste que seu trabalho provoca no caminhão

As melhores peças para o seu caminhão são aquelas que suportam a sua rotina de trabalho. Algumas peças prejudicam a eficiência do trabalho, portando podem ser substituídas por outras com maior durabilidade.

Leve em consideração o tempo gasto em suas viagens e as condições de estrada que você costuma passar. Considere entre outros fatores que julgar importante, o peso e tipos de carga que você acostuma transportar.

Uma peça para curta viagem e cargas leves poderá ser substituída por outra para cargas mais pesadas e de maior tempo na estrada.
 

Procure fornecedores de confiança

Da mesma maneira que peças originais aplicam em maior garantia ao serviço alocado em seu caminhão, recebe-las de fornecedores confiáveis fará toda a diferença.

Desta maneira, você saberá o que esperar das peças fornecidas. Algumas peças, por exemplo, são influenciadas pelas condições físicas de armazenamento.

Uma peça de borracha, por exemplo, deve estar em perfeitas condições para o uso. Caso contrário, as mesmas podem se deteriorar de forma rápida, prejudicando o desempenho de seu veículo.

Procure empresas com confiança e autoridade de mercado, como a Universal Distribuidora, que já atua no mercado desde 2003 e ocupa uma posição de destaque na distribuição de autopeças para caminhão.
 

Verifique as garantias e certificações das peças

As melhores peças para o seu caminhão são aquelas com garantia do fabricante, e confiança de mercado. Se a peça que você for comprar não for original, procure uma credibilidade na marca escolhida. Algumas empresas de renome oferecem réplicas com alguma garantia, que podem ser suficientes para o uso em seu veículo.

Peças genuínas e originais passam por testes e certificações antes de serem liberadas para o mercado consumidor. Desta maneira, mesmo que não sejam originais um item que possui certificações pode funcionar bem no seu caminhão, sem prejudicá-lo.
 

Pesquise os preços das peças de seu veículo

Analisar os preços também é fundamental para adquirir as melhores peças para o seu caminhão. Procure as melhores condições de pagamento oferecidos pelo fornecedor. No entanto, tenha sempre como prioridade a qualidade do produto adquirido.

Lembre-se: nem sempre o mais barato é o pior. E nem sempre o mais caro é o melhor.
 

Além das peças: mantenha a conservação do seu veículo

Para aumentar a vida útil do seu caminhão, além de comprar boas peças é preciso manter o zelo e o cuidado com o veículo. A manutenção preventiva é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de manter as peças bem conservadas.

A manutenção do caminhão não é um custo extra para os donos de frota e caminhoneiros. Essa é uma parte fundamental para garantir a segurança.
Evite sempre desgastes desnecessários provocados pela direção. A direção defensiva e prudente é uma boa maneira de cuidar do seu caminhão e manter suas peças em boa conservação.

Em outro artigo do nosso blog, você confere algumas dicas de conservação de pneus que auxiliam no bem-estar do seu veículo.

Você também pode conferir peças para realizar a manutenção da sua frota no nosso site. Lá você encontra as melhores peças para caminhões.