Dicas - 16/09/2019
Aumente a vida útil dos pneus de caminhão
Apesar das estimativas gerais de vida útil dos pneus, esse tempo pode variar conforme a marca do produto. Em geral, a vida útil de pneus de caminhão é estipulada por uma média de quilômetros rodados. Saiba mais nesse artigo.

A vida útil de pneus de caminhão proporciona boa qualidade e pode render viagens por todas as partes, além de garantir cerca de 60 mil a 80 mil quilômetros nas estradas. No entanto, alguns fatores fazem com que os caminhoneiros tenham que trocar os pneus antes do tempo previsto. Esta troca precoce provoca insatisfação nos motoristas, que acabam tendo que comprar pneus logo.

Apesar das estimativas gerais de vida útil dos pneus, esse tempo pode variar conforme a marca do produto. Em geral, a vida útil de pneus de caminhão é estipulada por uma média de quilômetros rodados.

Atitudes que prolongam a vida útil de pneus de caminhão!
Algumas atitudes, se colocadas em prática, podem permitir uma maior durabilidade dos pneus do seu caminhão. Confira algumas dicas:

Calibre sempre que possível
Muitos motoristas simplesmente esquecem de calibra o pneu de seus veículos. No entanto a pressão adequada estende a vida útil de pneus de caminhão garantindo maior segurança.

Em caminhões de carga, quando carregados, o peso influência diretamente na quantidade de ar nos veículos. Portanto, poucas libras abaixo da calibragem já podem prejudicar a vida útil do veículo.

Procure calibrar os pneus a cada 14 dias. Mas se você estiver andando em terrenos irregulares, procure realizar esse procedimento a cada parada, com os pneus frios.

Faça o rodízio de pneus
Um pouco de desnível ou falta de alinhamento e calibragem é suficiente para que alguns pneus sejam mais desgastados que outros. Portanto para aumentar a vida útil de pneus de caminhão é preciso que esses passem pelo desgaste semelhante.

Desta maneira, procure sempre realizar o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros, ou quando observa que um dos pneus está se desgastando mais.

Realize alinhamento e balanceamento
Nem sempre apenas o rodizio de pneus será suficiente – se trata de uma medida de curto prazo. Portanto, mantenha o caminhão sempre alinhado e balanceado para preservar os pneus. Assim eles não vão desgastar de forma desigual.

Essas medidas podem ser realizadas a cada 10 mil Km.

Armazene os pneus adequadamente
Se você guarda pneus para usar depois ou para revendê-los, lembre-se de que esses itens devem estar guardados em local seco, arejado e cobertos.
Além disso, pneus que ficam guardados por muito tempo podem sofrer deformações. Então após um mês que estiverem guardados, os coloque em prateleiras de no mínimo 10 cm de altura, para retirá-los do contato direto com chão. 

Vida útil dos pneus de caminhão: Conserve-os
Todo cuidado é essencial com caminhões. Além das especificações acima, realizar algumas outras manutenções no veículo salvam a vida útil dos pneus de caminhão. E ainda permitem evitar estouros e acidentes na pista.

Faça a manutenção preventiva
Muitos motoristas deixam de realizar a manutenção preventiva de seus veículos. No entanto, o bem-estar do caminhão influência diretamente na vida útil dos pneus.

As rodas do veículo, por exemplo, devem sempre estar com a manutenção em dias. Outros problemas, encontrados em partes distintas podem forçar o caminhão a apresentar outros problemas e oferecer riscos.

Você pode consultar o manual para se informar dos períodos estipulados para realizar as revisões. Além disso, ao precisar de peças, a Universal Distribuidora atende com produtos das principais marcas do mercado.

Seja um motorista responsável
Sem dúvidas um motorista que evita arrancadas e manobras bruscas consegue garantir a maior qualidade do seu veículo. Assim não apenas os pneus, mas todo o veículo será muito bem conservado.

Portanto, evite choques e contatos contra obstáculos ou guias. Se o veículo estiver quente, por exemplo, esse contato pode danificar ou fazer com que você perca a roda do caminhão.

Desvie de buracos sempre que possível
Seria impossível contar quantos buracos na pista um caminhão passa por viagem. No entanto, é preciso evitar cair nas valas das rodovias.
Além dos veículos pequenos, apesar da resistência os caminhões podem enfrentar inúmeros danos com quedas em buracos, que podem prejudicar a vida útil dos pneus de caminhão.

Assim pode acontecer:
  • Empeno nas rodas, e até mesmo a fratura destas, em caso de rodas de liga leve e magnésio;
  • Quebra do pivô – parafuso mais importante entre a ligação entre balança e roda;
  • Desalinhamento de suspensão;
  • Perda do balanceamento da roda afetada;
  • Estouro de amortecedor – neste momento, o óleo da peça vaza e o amortecedor perde a sua capacidade;
  • Rasgos no pneu – esse tipo de furo inutiliza o composto.

Evite contato com abrasivos

Por ser feito de borracha, os pneus podem ser facilmente derretidos ao entrar em contato com produtos corrosivos. Ao lavar outras partes do veículo, procure tomar cuidado com o tipo de produto que poderá tocar os pneus.


Procure sempre lavar os pneus com água em sabão para tirar sujeiras e objetos que podem ficar presos entre os sulcos do pneu. Além disso, o uso de “pretinhos” em lava-jatos, dependendo de suas substâncias, também podem prejudicar a conservação dos pneus.

Por fim, se você revende ou precisa colocar a manutenção do seu caminhão em dias a Universal Distribuidora fornece desde amortecedores, para-choques, bolsa pneumática entre as mais diversas peças para caminhões. Entre em contato conosco!